A FORMA QUE DEUS É VISTO EM GÊNESIS

 

leia e edifique-se.

É IMPORTANTE aprendermos a forma como Deus trabalhou em cada período da história bíblica. Deus é
apresentado no primeiro livro da Bíblia com diversos nomes, de acordo com a necessidade, a ocasião e
o lugar. O livro de Gênesis é muito atacado pela ciência, por contrapor-se aos ensinos perniciosos do
evolucionismo, em defesa do criacionismo. Ou seja, em Gênesis, vemos que o mundo foi criado por
Deus; não é um produto da evolução, conforme defende a “Teoria da Evolução”, ou da expansão do
Universo, conforme a “Teoria do Big Bang”, que defende o surgimento do Universo a partir de uma
grande explosão cósmica. Cada nome de Deus apresentando em Gênesis, exprime o seu caráter, o seu
poder, o seu amor, a sua proteção e a sua provisão em favor do seu povo. O livro de Gênesis não tenta
provar nada a ninguém. O livro de Gênesis apenas faz uma afirmação sólida e bem-estabelecida de uma
verdade aceita pela fé e comprovada pela própria natureza: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”
(Gn 1.1). Vejamos:

  1. Em Gn 1.1, Ele é o Criador de todas as coisas.
  2. Em Gn 2.7, Ele é o Formador do Homem.
  3. Em Gn 2.8, Ele é o Construtor do Paraíso.
  4. Em Gn 3.15, Ele é o Pregador da Redenção.
  5. Em Gn 3.21, Ele é a Propiciação pelos pecados da humanidade.
  6. Em Gn 4.4, Ele é o Receptor de nossas ofertas.
  7. Em Gn 5.24, Ele é o Arrebatador dos que andam com Ele.
  8. Em Gn 6.8, Ele é o Deus gracioso.
  9. Em Gn 7.16, Ele é o Porteiro da Arca de Noé.
  10. Em Gn 8.1, Ele é o Deus que se lembra.
  11. Em Gn 9.11-17, Elé o Deus da Aliança.
  12. Em Gn 10, Ele é o Deus da geração dos homens.
  13. Em Gn 11.9, Ele é o Deus que confunde os homens.
  14. Em Gn 12.1, Ele é o Deus que chama o homem.
  15. Em Gn 13.14-17, Ele é o Deus que transmite possessão ao homem.
  16. Em Gn 14.18, Ele é o Deus Altíssimo.
  17. Em Gn 15.1, Ele é o Escudo de Abraão.
  18. Em Gn 16.13, Ele é o Deus que vê.
  19. Em Gn 17.1, Ele é o Deus Todo-Poderoso.
  20. Em Gn 18.25, Ele é o Juiz de toda a terra.
  21. Em Gn 18.1-8, Ele é o Deus que se hospeda na casa do amigo.
  22. Em Gn 19.13-24, Ele é o Deus da graça e do juízo.
  23. Em Gn 20.17-18, Ele é o Deus que fere e cura.
  24. Em Gn 21.1, Ele é o Deus que cumpre a promessa.
  25. Em Gn 22.1, Ele é o Deus que prova a quem ama.
  26. Em Gn 22.14, Ele é o Deus que provê.
  27. Em Gn 24.40-51, Ele é o Deus provedor da noiva para o casamento.
  28. Em Gn 25.23, Ele é o Deus que amou Jacó e aborreceu Esaú.
  29. Em Gn 26.12-13, Ele é o Deus que enriquece.
  30. Em Gn 28.16-17, Ele é o Deus de Betel.
  31. Em Gn 29.31, Ele é o Deus da fertilidade.
  32. Em Gn 30.6, Ele é o Deus que julga.
  33. Em Gn 30.18, Ele é o Deus que recompensa.
  34. Em Gn 30.20, Ele é o Deus que dá presentes.
  35. Em Gn 30.17, Ele é o Deus que ouve.
  36. Em Gn 30.23, Ele é o Deus que tira o vexame.
  37. Em Gn 30.24, Ele é o Deus que acrescenta.
  38. Em Gn 31.1-16, Ele é o Deus que faz justiça.
  39. Em Gn 32.1-2, Ele é o Deus que se acampa ao redor do seu povo.
  40. Em Gn 32.24-28, Ele é o Deus que luta com o homem e o abençoa.
  41. Em Gn 33.20, Ele é Deus, o Deus de Israel (El-Elehe-Israel).
  42. Em Gn 35.9-15, Ele é o Deus que renova alianças.
  43. Em Gn 39.1-6, Ele é o Deus que acompanha seu servo no sofrimento.
  44. Em Gn 40.8, Ele é o Deus das Interpretações.
  45. Em Gn 41.1-57, Ele é o Deus que controla a História.
  46. Em Gn 46.2, Ele é o Deus que fala em visões de noite.
  47. Em Gn 48.11, Ele é o Deus que nos faz ver o que os nossos olhos não imaginavam ver.
  48. Em Gn 49.24, Ele é o Poderoso de Jacó.
  49. Em Gn 49.24, Ele é o Pastor de Israel.
  50. Em Gn 49.24, Ele é a Pedra de Israel.
  51. Em Gn 50.20, Ele é o Deus que transforma o mal em bem.


Gênesis é o livro do começo e das primeiras coisas. Deus é o Primeiro de todos. O Senhor Deus
Todo-Poderoso deve ocupar o lugar primordial em nossa vida, pois, Ele é a origem da vida e o Princípio
de todas as coisas.

 

O MOVER DO ESPÍRITO NA TERRA


Neste texto bíblico, fica demonstrado que o Espírito Santo vem atuando neste mundo desde a sua
criação. Mesmo quando a terra ainda era vazia e não tinha forma, ali já estava o Espírito de Deus agindo
e movendo-se. Em certo sentido, nós também somos “terra”, porque fomos tirados do pó da terra
(Gn 2.7). Antes de Cristo entrar em nossa vida, éramos sem forma e vazios. Porém, quando Cristo entrou
em nossa vida, Ele nos deu forma e nos encheu do seu Espírito (1Co 3.16). Agora, não somos mais
vazios, somos cheios do Espírito Santo (Ef 5.18). O Espírito de Deus se move agora sobre a nossa vida,
e não mais sobre as águas (Jo 7.37-38). Podemos aprender sobre o mover do Espírito Santo na Terra em
três períodos principais. Vejamos:
I. O MOVER DO ESPÍRITO SANTO DA CRIAÇÃO ATÉ CRISTO

  1. Da Criação até Cristo, o Espírito Santo agiu por meio dos homens que Deus levantava para liderar o
    seu povo; de sacerdotes, juízes, profetas e reis. Neste período, o Espírito de Deus se manifestava de
    forma esporádica, capacitando pessoas para guiar, exortar e liderar o seu povo.
  2. Capacitou José a administrar o Egito (Gn 41.38-39), os engenheiros na construção do Tabernáculo
    (Êx 31.1-2), Moisés e seus auxiliares na condução do povo de Israel (Nm 11.24-29).
  3. Capacitou Josué para este suceder Moisés e liderar o povo (Nm 27.18); os juízes a julgar Israel
    (Jz 3.10; 6.34; 11.29; 13.25); os reis a governar Israel (1Sm 10.6; 16.13); os profetas a advertir e
    orientar Israel (2Cr 15.1; 20.14; Is 61.1; Mq 3.8).
    II. O MOVER DO ESPÍRITO SANTO DE CRISTO ATÉ O
    PENTECOSTES
  4. Do nascimento de Cristo até o Pentecostes, o Espírito Santo agiu por meio do ministério glorioso de
    Cristo. Tudo o que Jesus fez por ocasião de seu ministério terreno foi orientado pela ação do
    Espírito Santo.
  5. Jesus foi gerado pelo Espírito Santo (Mt 1.18; Lc 1.35). Teve o seu ministério aprovado pelo
    Espírito de Deus (Mt 3.16-17). Expulsava demônios pelo Espírito de Deus (Mt 12.28). Venceu o
    diabo, porque estava cheio do Espírito Santo (Lc 4.1). Pregava cheio do Espírito Santo (Lc 4.14;
    4.18-19). Prometeu enviar o Espírito Santo para habitar conosco e em nós (Jo 14.16-17).
  6. Jesus se entregou para realizar a obra da Redenção pelo Espírito Eterno (Hb 9.14). Foi ressuscitado
    pelo Espírito de Deus (Rm 8.11). Ascendeu aos céus depois de dar, por meio do Espírito Santo, o
    Comissionamento aos seus apóstolos (At 1.2).
    III. O MOVER DO ESPÍRITO SANTO DO PENTECOSTES ATÉ O
    ARREBATAMENTO
  7. Desde o Pentecostes até o Arrebatamento da Igreja, o Espírito Santo tem habitado na Igreja, a qual é
    o Corpo de Cristo. O Espírito Santo habita individualmente em cada crente, fazendo do nosso corpo
    o Santuário onde Deus habita (1Co 3.16-17).
  8. O Espírito foi derramado sobre toda a carne a partir do Dia de Pentecostes, cumprindo a promessa
    do Pai a que Jesus se referiu e ratificou (At 1.8; 2.1-4). O Espírito capacitou individualmente cada
    crente (At 4.8; 6.5; 6.10; 11.24; 13.9-10), guiou a Igreja Primitiva na evangelização do mundo
    (At 13.1-13) e distribuiu os dons espirituais à Igreja de Cristo (1Co 12.4-11).
  9. O Espírito gera nos crentes do seu Fruto (Gl 5.22-23); sela o crente para o Dia da Redenção
    (Ef 4.30), alerta a Igreja sobre os últimos tempos (1Tm 4.1-5); exorta, adverte e fala constantemente
    com a Igreja de Cristo (Ap 2.7; 2.11; 2.17; 2.29; 3.6; 3.13; 3.22); prepara a Noiva para o encontro
    com o Noivo e, com a Igreja, anseia para que este encontro aconteça logo (Ap 22.17).
    CONCLUSÃO
    Quando a terra era sem forma e vazia, o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Porém,
    uma vez que o mundo é habitado por pessoas criadas por Deus, o Espírito Santo quer não só se mover,
    como também habitar em nosso coração. Ele habita conosco e se move no meio da sua Igreja.

 

 

BIBLIA { BIBLIA O PREGADOR PENTECOSTAL }

 

reeditado por: Evaristo Xavier